A onda de calor prevista para esta semana já começa a dar sinais no Espírito Santo. Depois de um domingo de sol e praias lotadas, a semana teve início com o dia mais quente do ano no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais alta de 2020 foi registrada nesta segunda (28) em Alegre, onde os medidores marcaram 39,5?°C.
A marca superou o recorde anterior, de 39,2ºC, no dia 12 de janeiro, registrado também em Alegre. Em seguida, aparecem temperaturas registradas em São Mateus, no mês de abril; em Ecoporanga, em fevereiro; e em Marilândia, ainda em janeiro. Confira as temperaturas mais altas registradas no Espírito Santo este ano, de acordo com o Inmet.
Para esta semana, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que o calor ainda deve predominar no Espírito Santo. Apenas nesta terça-feira (29) e no sábado (03), a presença de umidade trazida pelos ventos oceânicos pode amenizar o calor no sudeste do Estado, incluindo a Capital, com uma pequena chance de chuva isolada nesta área. Em relação às temperaturas, nos próximos dias, elas devem oscilar entre 15 °C e 33 °C na Região Serrana, 20 °C e 37 °C na Região Metropolitana e entre 17 °C e 40 °C nas demais áreas do Espírito Santo.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também aponta que o calor já se estabeleceu no Espírito Santo e deve durar alguns dias. As temperaturas previstas para o Estado, acima de 34°C em várias localidades, serão as mais elevadas do ano, pois a tendência será de dias com pouca nebulosidade, dando oportunidade da radiação solar ser mais intensa essa semana.
No domingo (4), o tempo mudará no Estado, com a influência de uma frente fria, que passará pelo oceano e contribuirá para alguma chuva no Estado e queda das temperaturas máximas.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, ainda, um possível recorde de temperatura máxima na Capital, uma vez que o último domingo (27) registrou 34,9ºC em Vitória, na estação convencional. O Climatempo reforça que, sem nebulosidade quase no céu e sem a expectativa de chegada de chuva, este final de setembro e o início de outubro prometem ser bastante quentes no Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta