> >
Com alertas ainda vigentes, Natal deve ser de chuvas fortes no ES

Com alertas ainda vigentes, Natal deve ser de chuvas fortes no ES

Inmet e Incaper emitiram avisos meteorológicos que vão até o dia 25 de dezembro

Publicado em 23 de dezembro de 2022 às 15:51

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Avenida Cezar Hilal
A primavera, em Vitória, foi a mais chuvosa entre todas as capitais do Brasil. (Fernando Madeira)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu, nesta sexta-feira (23), a previsão de duração de dois alertas de chuvas intensas que atingem quase todo o Espírito Santo até o dia 24 de dezembro, sábado, véspera de Natal.

O aviso amarelo, representando perigo potencial, alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Ele atinge a região central do território do Estado, com exceção dos municípios da Região Sul, Serrana e Caparaó, e ainda alcança parte da Região Metropolitana.

Já o aviso laranja, de perigo, abrange as cidades do extremo norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia. Ele prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, assim como ventos de até 100 km/h. Nesses locais, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Com alertas ainda vigentes, Natal deve ser de chuvas fortes no ES -

Para as cidades em alerta amarelo e laranja, o Inmet dá as seguintes orientações:

Desde 21 de dezembro, quando começou oficialmente o verão, o Espírito Santo está em alerta meteorológico emitido também pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Até o dia 25, dia de Natal, há condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de acumulados significativos de chuva em todo o Estado.

Segundo o órgão, nesses dias, são grandes as chances de ocorrência de danos a propriedades, à vegetação, à vida de pessoas e animais. Em caso de situação de perigo iminente, o órgão recomenda entrar em contato com a Defesa Civil no telefone (27) 3194-3652.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais