"Está muito frio. Ano passado não fez tanto frio igual a este ano". O comentário de Luani Modolo tem sido comum entre quem vive na Região Serrana do Espírito Santo e tem enfrentado dias seguidos com temperaturas baixas. Pelo segundo dia consecutivo, a temperatura despencou em Domingos Martins: os termômetros marcaram 4,7°C na localidade de Aracê, o dia mais frio do ano no Espírito Santo. Em Pedra Azul, distrito do município, houve o registro de geada na manhã deste sábado (03).
A temperatura de 4,7°C marcada na estação meteorológica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Aracê, é 0,2 °C menor que a registrada na mesma localidade nesta sexta-feira (02), que havia sido o recorde do ano até então. A queda das temperaturas foi ocasionada pela presença do ar frio e seco nos últimos dias no Estado.
Além disso, a redução da nebulosidade contribuiu para a forte perda de calor no período noturno, o que derrubou as temperaturas na Região Serrana.
"A gente está na época mais fria e seca do ano, o destaque é a incursão de massa de ar polar. As primeiras massas de ar polar começaram no outono, tivemos incursão de frente fria em maio e junho. Agora as frentes frias passam a ser mais frequentes, é uma característica comum desta época", explica o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos.
Embora o frio seja comum nesta época do ano, quem vive nas montanhas capixabas diz que o inverno deste ano está mais rigoroso. "Acordo 5h30 para ir para a academia, mas tem que ter coragem. Está fazendo bastante frio. Aqui é sempre frio nesta época, mas estou achando este ano pior. Ano passado não fez tanto frio igual a este ano", compara Luani, moradora de Pedra Azul.
Em Venda Nova do Imigrante, também na região Serrana, a estação meteorológica do Incaper registrou 6,7 °C neste sábado. Mas o termômetro da casa da Katia Biasutti, de 63 anos, na localidade de Alto Caxixe, no mesmo município, marcou 2°C no começo da manhã.
"O termômetro fica na parede, na varanda de casa. Fiz o registro por volta de 6h20, não sei se antes fez mais frio porque até então ninguém tinha tido coragem de sair de casa. Aqui faz muito frio, os termômetros estavam ficando em 4°C, 5°C, mas hoje foi o dia que a temperatura ficou mais baixa", contou.
Os próximos dias devem seguir frios na maior parte do Espírito Santo. De acordo com o Incaper, no domingo (04), o ar seco dificulta a formação de nebulosidade no Espírito Santo e há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Nas montanhas capixabas, os termômetros vão variar entre 7°C e 24°C.
Já na Grande Vitória, a previsão é de mínima de 16 °C e máxima de 26 °C. Enquanto nas demais regiões do Estado os termômetros vão variar entre 11°C, nas áreas mais altas da região Sul, e 30°C, nas cidades mais quentes do Norte e Noroeste do Espírito Santo.
As mesmas temperaturas devem se repetir na segunda-feira (05), quando ainda há previsão de frio, com pouca nebulosidade e sem condição de chuva no Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta