O Espírito Santo está sob cinco alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo dois de chuvas intensas válidos até as 10h desta sexta-feira (21). O Noroeste e o Norte do Estado devem ser mais afetados pela precipitação no feriado, mas a Grande Vitória também está sob um aviso de perigo potencial na data, devido ao tempo instável.
Emitido na manhã desta quinta-feira (20), o alerta de perigo engloba 29 municípios das regiões Norte e Noroeste. Para essas cidades é prevista chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou de até 100 mm/dia. Além de ventos de 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia, alagamentos e raios.
Também emitido na manhã desta quinta-feira (20), o alerta de perigo potencial prevê entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 mm/dia. As rajadas de vento previstas devem ter velocidade entre 40 e 60 km/h. Ao todo, são abrangidos 46 municípios – incluindo todos da Grande Vitória.
A partir das 21h desta quinta-feira (20) entra em vigor um novo alerta, classificado como de "grande perigo" devido ao acumulado de chuva. Ele é válido até as 10h30 desta sexta-feira (21) e indica um volume de chuva superior a 60 mm/h ou 100m/dia, com grande risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos.
O aviso vale para nove municípios do Norte capixaba. São eles: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus. Para quem vive neles, a orientação é desligar aparelhos elétricos, ficar abrigado e observar possíveis alterações em encostas.
Até o final desta quinta-feira (20), o Espírito Santo ainda está sob um alerta de "perigo potencial" para ventos costeiros. O aviso abrange a faixa litorânea entre Conceição da Barra e Presidente Kennedy. De acordo com a Marinha do Brasil, os ventos terão força sete, com rajadas, na direção Sudoeste/Sudeste.
Conforme noticiado anteriormente por A Gazeta, depois de dias de calor intenso, o tempo deve virar. Desde essa quarta-feira (19), o Estado está sob um alerta amarelo de "declínio de temperatura", válido até o final da tarde desta sexta-feira (21), data em que é comemorado o feriado de Tiradentes.
A previsão é que haja uma queda de até 5ºC, gerando um "leve risco à saúde". A previsão vale para 14 cidades da Região Sul: Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta