O Espírito Santo deve ter chuva intensa nesta semana. Segundo o Climatempo, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma a partir desta terça-feira (9) e vai intensificar a chuva no Estado, em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Sul do Tocantins e Oeste da Bahia, além do Distrito Federal. Nestas áreas fica o alerta para potencial chuva intensa, temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até sexta-feira (12).
Ainda de acordo com o Climatempo, as capitais que mais receberão chuva nesse período serão Goiânia, Brasília e Cuiabá, onde a soma dos acumulados pode variar de 120 mm a 150 mm de chuva. Em Palmas, Belo Horizonte e Vitória a tendência é de chuva forte nesta segunda semana de novembro.
O início de novembro foi marcado por tempo instável e chuva volumosa em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, devido à formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da temporada chuvosa de 2021/22.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia publicado dois avisos de chuva intensa previstos para o Espírito Santo nesta segunda-feira (8) e válidos até esta terça-feira (9), com a previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40km/h a 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é classificado como baixo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta