O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (3), dois alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo, sendo um com classificação de perigo potencial, assinalado na cor amarela, para os 78 municípios capixabas, e outro em nível de maior atenção, de perigo, na cor laranja, que atinge 46 cidades. Ambos avisos são válidos até as 10h desta sexta-feira (4).
Segundo o Inmet, para a região sob o alerta laranja, são esperadas chuvas entre 30 mm e 60 mm por hora ou de 50 mm a 100 mm por dia. Além disso, podem ocorrer ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já nas cidades assinaladas na cor amarela, o instituto prevê chuva entre 20 mm e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por conta das chuvas e ventos, o Inmet fez uma lista de orientações para moradores das áreas afetadas. São elas:
Além do Espírito Santo, o alerta laranja é válido ainda para parte dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já o alerta amarelo também atinge os estados de Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
As cidades do Estado atingidas pelo alerta laranja são:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta