O Espírito Santo recebeu um alerta laranja, de perigo, para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h entre esta quinta-feira (14) e as 10h de sexta-feira (15), primeiro dia do feriadão de Páscoa. Conforme evidenciado pelo Climatempo, uma frente fria está prevista para chegar ao Estado e diminuir as temperaturas em todas as regiões.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 77 das 78 cidades capixabas, chove entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos, considerados intensos, ficam na casa de 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Municípios em laranja:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Segundo o Climatempo, uma frente fria chega ao Estado nesta quinta-feira (14) e deve diminuir as temperaturas no feriado e no fim de semana.
A massa de ar frio de origem polar, vinda com frente fria, vai se espalhar sobre o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias e várias capitais — incluindo Vitória — poderão registrar novos recordes de frio para o ano de 2022. Os recordes devem ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima, ou madrugada e tarde mais fria.
A capital dos capixabas pode bater o recorde de mínima e de menor máxima no sábado (16). De acordo com o Climatempo, até o momento, a menor mínima (20,3°C) foi no dia 22 de março, enquanto a menor máxima (26,2) foi no dia 9 de janeiro em Vitória.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Sexta-Feira da Paixão (15), feriado, será de mudança nas condições do tempo em todo o Espírito Sando. A passagem da frente fria pelo litoral capixaba irá deixar o tempo instável.
O sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos do dia, em todas as regiões. As temperaturas diminuem em todo o Estado. O vento sopra com moderada intensidade pelo litoral. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade.
O sábado (16) segue com tempo instável. O sol aparece entre algumas nuvens e chove fraco, em alguns momentos do dia, em todo o Estado. A temperatura diminui em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade no Litoral Nordeste. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade.
Por fim, o domingo de Páscoa (17), que também é feriado, será de sol entre algumas nuvens e chuva fraca, em alguns momentos do dia, nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e Nordeste. As demais áreas do Estado têm predomínio de sol e não chove. As temperaturas aumentam gradativamente em todas as regiões.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta