O calorão que não dá trégua aos capixabas pode ficar ainda maior entre esta sexta-feira (15) até o começo da noite de domingo (17) em algumas regiões do Estado. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu um alerta de onda de calor, classificado como perigo potencial.
Desta forma, as temperaturas que já estão altas podem aumentar ainda mais. As máximas em algumas regiões podem atingir temperaturas acima dos 35 °C no período de vigência do aviso, como o caso de Cachoeiro de Itapemirim, onde a máxima pode chegar aos 36 °C.
Conforme a publicação, nas áreas contidas no aviso climático, as temperaturas podem variar em até 5 °C acima da média pelo período de 2 a 3 dias, o que representa risco à saúde em caso de exposição ao sol. No Espírito Santo, a onda de calor pode ocorrer em cidades entre as regiões da Grande Vitória, Serra, Sul e também no Caparaó.
Nestas condições, a recomendação é evitar exposição ao sol nos horários de pico, beber muita água e manter-se hidratado e procurar, além de permanecer em locais frescos, sombreados e ventilados. Estes avisos também valem para os cuidados com os pets.
No mapa de avisos do Inmet, existem outros dois alertas para onda de calor no Brasil, porém em maior gravidade e intensidade.
O laranja, de perigo, concentra-se em uma faixa entre Paraná e Santa Catarina, no Sul do País. Já o vermelho, de grande perigo, estende-se por uma grande área que vai do extremo Norte do Rio Grande do Sul, passando por Paraná, São Paulo e praticamente 2/3 de Mato Grosso do Sul.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta