O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta terça-feira (24) um alerta vermelho para chuvas intensas no Espírito Santo, o mais severo na escala de risco.
O aviso teve início às 17h19 desta terça-feira (24) e vai até 9h de quarta-feira (25). Nas regiões cobertas no mapa, o volume de chuva pode ser maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h.
Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. Veja a lista de cidades:
A madrugada desta terça-feira (24) foi marcada por chuva forte e muitos raios em diversas localidades do Espírito Santo. A tempestade iluminou o céu capixaba e assustou moradores. Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) mostram que o Espírito Santo foi atingido por 16.403 raios nas primeiras 6 horas desta terça-feira (24) – o maior índice do Brasil nesse período.
O grande volume de chuva em um curto intervalo de tempo também causou transtornos para moradores de Itarana e Itaguaçu, no Noroeste do Espírito Santo, no início da manhã desta terça-feira (24). Há registro de pessoas desalojadas, córrego inundado e alagamentos nas partes centrais e no interior das cidades, de acordo com a Defesa Civil dos municípios.
Em cerca de duas horas, houve um acumulado de 108 mm. A água entrou em residências de duas famílias em Itaguaçu. Ao todo, cinco pessoas precisaram foram para casa de parentes, enquanto aguardam a água baixar. O Córrego Barro Preto, no bairro Florêncio Herzog, subiu e transbordou. A Defesa Civil Municipal recebeu um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), indicando que a chuva deve continuar até esta quarta-feira (25), com volume entre 60 e 70 mm por dia.
Em Itarana, os transtornos causados pela chuva ainda estão sendo avaliados. Em algumas localidades, chegou a chover mais de 100 mm nas últimas horas, segundo a Defesa Civil local. Nesta manhã, uma equipe estava no interior do município, atendendo um chamado. No Centro da cidade, onde uma obra de drenagem ainda não foi concluída, há registro de alagamento. De acordo com a Prefeitura de Itarana, os bueiros não deram conta do grande volume de chuva desta terça-feira (24).
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos
- Em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta