O Espírito Santo recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (17), três alertas de chuvas intensas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O de menor gravidade vale para a Região Norte, enquanto o mais crítico abrange áreas das regiões Sul e Serrana. Os avisos valem até este sábado (18).
O alerta vermelho prevê mais de 60 milímetros de chuva por hora ou até 100 milímetros de chuva por dia em 23 municípios capixabas, acompanhada de rajadas de vento com velocidade superior a 100 km/h. "Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário", afirma o Inmet.
Já o alerta laranja estima que boa parte do Espírito Santo receba entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora ou mais de 100 milímetros por dia, junto de ventos intensos (de 60 a 100 km/h). Neste caso, o instituto prevê "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas".
De menor intensidade, o alerta amarelo vale para municípios do Norte do Estado. Nele, estão previstos de 20 a 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 milímetros por dia. Além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Nesta previsão, o risco é baixo para transtornos decorrentes do tempo.
Engloba 23 municípios capixabas e é válido até as 3h deste sábado (17).
Engloba 66 municípios capixabas e é válido até as 11h deste sábado (18).
Engloba 19 municípios capixabas e é válido até as 11h deste sábado (18).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta