> >
ES recebe alertas de chuvas fortes e ventos intensos em 53 cidades; veja lista

ES recebe alertas de chuvas fortes e ventos intensos em 53 cidades; veja lista

Inmet emitiu avisos para regiões Norte, Noroeste, Central e Sul do Espírito Santo; segundo o órgão, ações de prevenção em meio às chuvas devem ser adotadas pelo menos até a manhã de terça-feira (26)

Publicado em 23 de novembro de 2024 às 11:39

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
ES em alerta para chuva
ES em alerta para chuvas e ventos intensos até a próxima terça-feira (26). (Freepik)
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Moradores das regiões NorteNoroesteCentral Sul do Espírito Santo devem ficar em alerta para a chegada de chuvas e ventos intensos até a próxima terça-feira (26). Na manhã deste sábado (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas para municípios capixabas, sendo um do nível amarelo – de perigo potencial – e um laranja, de perigo.

No alerta do primeiro grau de risco, válido até a manhã de segunda-feira (25) o órgão de meteorologia sinaliza que são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) e ventos intensos que podem variar de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h) resultando no risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em 53 cidades, são elas:

Já no alerta laranja, que vai até a manhã de terça-feira, o Inmet aponta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Neste grau de risco, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para este alerta, são incluídas as seguintes cidades:

Para segurança da população durante as chuvas e ventos previstos, o Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não é ideal procurar abrigo debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, segundo o órgão, se possível, é ideal que aparelhos elétricos sejam desconectados da tomada. A população ainda pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de dúvidas ou emergências.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais