O Espírito Santo está novamente sob atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul. Parece até notícia repetida, mas o fenômeno, também conhecido pela sigla ZCAS, é responsável pelos ventos fortes e dias chuvosos, registrados desde o fim do mês de novembro no Estado. Neste domingo (18), o alerta aos capixabas sobre o tempo instável ganhou ingredientes a mais: dois alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os dois alertas, separados por regiões, contemplam todo o Estado em níveis diferentes. A parte Norte, da Grande Vitória até os municípios que fazem divisa com a Bahia, está na cor laranja, que indica maior atenção. O restante do Espírito Santo, sendo aquelas cidades das região Sul e Serrana, estão em alerta amarelo, com menor risco. Os dois, no entanto, indicam chuvas intensas até as 11h de segunda-feira (19). Veja abaixo as cidades em cada alerta.
Os alertas chamam atenção para uma condição vista nos últimos dias no Espírito Santo: instabilidade no tempo causada pela ZCAS. De acordo com a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a zona de convergência está atuando no Estado desde quinta-feira (15). Neste domingo (18), a atuação tem intensidade menor, mas ainda influencia no tempo.
"A Zona de Convergência do Atlântico Sul está atuando no Espírito Santo desde quinta-feira, mas está se dissipando neste domingo, com menor intensidade, mas ainda presente. O fato de ela estar na região quer dizer que ainda provoca instabilidade", afirma a especialista.
Segundo Andrea Ramos, é perceptível, ao consultar os dados do Inmet, que a chuva no Espírito Santo está persistente ao longo do mês. Conforme a observação do instituto, ao menos duas Zonas de Convergência do Atlântico Sul já influenciaram a chegada da chuva desde o fim de novembro.
Ainda de acordo com a especialista, a primavera é uma estação chuvosa. A característica é explicada pela proximidade com o verão, a época com mais chuva no ano. "As zonas de convergência promovem muita chuva nessa época do ano", diz a meteorologista.
Pelo menos até a próxima quinta-feira (22), o Espírito Santo deve ter dias com céu nublado e chuva, segundo o Inmet.
O volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm em um dia. Os ventos podem chegar a 60 km/h. Veja abaixo as cidades citadas:
O volume de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h, ou até 100 mm/dia. Os ventos podem chegar a 100 km/h. Veja abaixo as cidades citadas:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta