O Espírito Santo recebeu dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta sexta-feira (27), para o risco de chuva intensa, válidos até 10h de sábado (28). O amarelo, de perigo potencial, compreende todos os municípios. O laranja, de maior intensidade, abrange para 64 cidades.
Alerta amarelo: chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Risco considerado baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Alerta laranja: chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Diante dessa intensidade, há risco considerável para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A Marinha do Brasil emitiu um comunicado informando que um sistema de alta pressão pode afetar a faixa litorânea entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e provocar ventos de até 65 km/h entre a manhã de sábado (28) e a noite de domingo (29). Os ventos intensos devem ocorrer entre Arraial do Cabo (RJ) e a Capital capixaba. Por conta disso, a Marinha recomenda atenção para quem pratica atividades de pesca e esporte nessa região litorânea.
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
-
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta