A chuva não vai dar trégua em boa parte do Espírito Santo pelos próximos dias. O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) emitiu dois novos alertas, um de chuvas intensas e outro de tempestades, válidos até às 10h desta quarta-feira (30). Os avisos são laranjas, ou seja, cuja classificação de risco é considerada perigosa.
O alerta de tempestades se estende a 36 municípios do Estado (confira lista abaixo). De acordo com o Inmet, são previstos acumulados de chuva de até 60 mm/h ou 100 mm por dia, além de ventos de 60 a 100km/h. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de granizo e de alagamentos.
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Maria de Jetibá
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Orientações do Inmet
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Já o alerta de chuvas intensas, que teve início na manhã desta terça-feira (29), prevê os mesmos acumulados de água e de ventos para 50 municípios (de até 100 mm por dia e 100km/h, respectivamente). No entanto, descarta a chuva de granizo e levanta a possibilidade de descargas elétricas. Veja quais são as cidades enquadradas nesse segundo aviso:
ES recebe dois novos alertas de tempestades e chuvas intensas