> >
ES recebe mais dois alertas para chuvas intensas

ES recebe mais dois alertas para chuvas intensas

Avisos para risco de chuvas volumosas são válidos até a manhã de sexta-feira (9). Veja lista de cidades

Publicado em 8 de dezembro de 2022 às 17:08

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
tempoo
Inmet emite dois alertas para o Espírito Santo: um amarelo e outro laranja. (Inmet)
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

O sol que deu as caras nesta quinta-feira (8) pode não continuar em várias cidades do Espírito Santo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): dois alertas de chuvas intensas foram emitidos pela manhã, com validade até sexta-feira (9).

O alerta laranja para chuvas intensas — o segundo maior na escala de de risco — é válido até 10h de sexta, em 12 cidades do Norte do Estado. São elas:

A chuva nessas regiões pode ser de 30 mm a 60 mm por hora ou de 50 mm a 100 mm por dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

ES recebe mais dois alertas para chuvas intensas

Já o alerta amarelo  — o mais baixo na escala de risco — vale para a parte central do Estadoaté a manhã de sexta-feira. Ao todo, 44 cidades podem ser afetadas. Veja a lista:

Há risco de chuva entre 20 mm e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos que podem chegar a 60 quilômetros por hora. A possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixa.

Orientações do Inmet

 - Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
 - Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
 - Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
 - Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais