> >
Temporais deixam famílias fora de casa no ES e provocam cheia no Rio Doce

Temporais deixam famílias fora de casa no ES e provocam cheia no Rio Doce

Boletim da Defesa Civil emitido às 6h desta quarta (25) mostra que Mimoso do Sul foi a cidade com o maior acumulado de chuva em 24h e traz alerta de risco hidrológico em Linhares

Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 07:01

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
“A situação é desesperadora”, diz prefeito sobre mais um dia de chuva em Mimoso do Sul
“A situação é desesperadora”, diz prefeito sobre mais um dia de chuva em Mimoso do Sul. (Leitor | A Gazeta)

Rio Doce em Linhares, no Norte do Espírito Santo, segue acima da cota de inundação e a cheia já deixa o município em alerta, segundo informações do último boletim extraordinário da Defesa Civil emitido às 6h desta quarta-feira (25). Por conta da situação, duas famílias que moram à margem do rio são monitoradas pela prefeitura. No documento, consta ainda que Mimoso do Sul, na Região Sul, já castigado pelas fortes chuvas, teve a maior precipitação em 24 horas e, por conta disso, três moradores estão desalojados e oito, desabrigados. 

Entre as cidades onde mais choveu em 24 horas estão Mimoso do Sul (126,6 mm), Rio Novo do Sul (108,8 mm), São José do Calçado (98,4 mm), Apiacá (84,2 mm) e Itaguaçu (82,5 mm). 

ES tem 35 pessoas fora de casa e Rio Doce segue acima da cota de inundação
ES tem 35 pessoas fora de casa e Rio Doce segue acima da cota de inundação. (Defesa Civil / Cemaden)

Em Mimoso do Sul, onde chove forte desde a última segunda-feira (23) e a prefeitura local contabiliza oito desabrigados e três desalojados, o prefeito Peter Costa (Republicanos) definiu a situação na cidade como "desesperadora". Devido aos transtornos causados na localidade, o governador Renato Casagrande (PSB) vai visitar o município na manhã de quarta-feira (25). 

Com as fortes chuvas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classificou Linhares e Cachoeiro de Itapemirim com risco alto para alagamentos. 

Rio Doce

As fortes chuvas no Espírito Santo somados aos grandes acumulados de Minas Gerais elevaram o nível do Rio Doce. Em Linhares, o nível segue acima da cota de inundação. Por causa disso, 27 estão desalojados e oito estão desabrigados na cidade. 

O boletim da Defesa Civil Estadual traz um alerta de risco hidrológico, sendo alta a possibilidade de ocorrências de inundações, alagamentos e enxurradas devido aos acumulados prévios e à previsão de continuidade da chuva, com pancadas de intensidade moderada a forte em todo estado do Espírito Santo, em especial na região entre Cachoeiro do Itapemirim e a Grande Vitória, e na foz do Rio Doce em Linhares.

Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Linhares informou que 24 desalojados no município – que constam no Boletim Extraordinário – deixaram suas casas após o temporal do último fim de semana. Após ultrapassar a cota de inundação com a continuidade da chuva na cidade nesta semana, o nível do Rio Doce recuou e atingiu a marca de 3,51 metros, patamar acima da cota de inundação que é de 3,45 metros, conforme os dados do último boletim da Defesa Civil Municipal. "A tendência é que o nível do rio continue a diminuir", afirmou a administração municipal.

Segundo a prefeitura, até o momento, duas famílias da comunidade ribeirinha do Olaria – à margem do Rio Doce – estão sendo assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social em um abrigo provisório. As famílias recebem atendimento em saúde e psicológico, além de alimentação e produtos de higiene pessoal. Ao todo, três pessoas estão fora de suas casas, sendo dois adultos e uma criança.

Previsão do tempo 

  • Quarta-feira (25): muita variação de nuvens, especialmente na metade sul capixaba, e pancadas de chuva com prováveis trovoadas, principalmente na Região Norte. Expectativa de acumulado de chuva expressivo em vários trechos do Estado;
  • Quinta-feira (26): variação de nebulosidade sobre a maioria das regiões do estado. Ainda há previsão de pancadas de chuva no Espírito Santo, mas com acumulados menos elevados que os previstos para os dias anteriores.

Errata Correção
25 de janeiro de 2023 às 09:56

A Prefeitura de Linhares explicou que o número de desalojados que consta no Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual é referente a moradores que deixaram suas casas devido ao temporal que atingiu a cidade no último fim de semana, não por causa da cheia do Rio Doce. O texto e o título foram corrigidos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais