Grande parte do Espírito Santo deve receber chuvas intensas nas próximas horas, segundo indicam dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados na manhã desta quinta-feira (5) e válidos até as 11h desta sexta-feira (6). Apenas uma área do Norte do Estado escapa desta previsão.
O alerta laranja abrange todo o Sul capixaba e algumas cidades serranas, incluindo Cachoeiro de Itapemirim e Brejetuba. Nessas regiões, estão previstos de 50 a 100 milímetros de chuva por dia ou entre 30 e 60 milímetros de precipitação por hora. Além de ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h.
Já o alerta amarelo — de menor gravidade — engloba a parte central do Estado, incluindo a Grande Vitória e os municípios litorâneos de Guarapari a Linhares. Nesse caso, o acumulado de chuva pode ser de até 50 mm por dia ou de 20 a 30 mm/h, acompanhado de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Devido às previsões, o Inmet reforça que a população não deve se abrigar debaixo de árvores nem estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, por causa do risco de queda e descargas elétricas. Se possível, as pessoas também devem desligar aparelhos elétricos.
GOVERNO DO ES: PREVISÃO DE CHUVA INTENSA NO SÁBADO
Além dos alertas do Inmet, o governo do Espírito Santo prevê chuvas intensas para os próximos dias em todo o Estado. O cenário mais crítico está previsto para este sábado (8), quando há uma probabilidade de 60% de chuva, com volumes entre 50 e 70 mm por dia, podendo ultrapassar até 100 mm/dia.
ALERTA LARANJA
ALERTA AMARELO
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta