> >
Espírito Santo recebe dois novos alertas de chuvas intensas

Espírito Santo recebe dois novos alertas de chuvas intensas

Nas cidades do extremo norte do Estado, há possibilidade de ventos de até 100 km/h, alagamentos e descargas elétricas

Publicado em 22 de dezembro de 2022 às 10:59

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
ES tem dois alertas de chuvas intensas
ES tem dois alertas de chuvas intensas. (Reprodução/Inmet)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (22) dois alertas de chuvas intensas que atingem quase todo o Espírito Santo e são válidos pelo menos até o fim da noite desta sexta-feira (23).

O aviso amarelo, representando perigo potencial, alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Ele atinge todo o território do Estado, com exceção dos municípios do extremo sul, na divisa com o Rio de Janeiro.

Já o aviso laranja, de perigo, abrange as cidades do extremo norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia. Ele prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, assim como ventos de até 100 km/h. Nesses locais há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para as cidades em alerta amarelo e laranja, o Inmet dá as seguintes orientações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, nas últimas 24 horas, a cidade que mais sofreu com as chuvas foi Marilândia, com 89,2 mm.  Em Ibitirama, a casa de uma família foi soterrada durante um deslizamento de terra e uma criança de cinco anos morreu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais