> >
Frente fria se aproxima do ES e aumenta risco de temporais no Sudeste

Frente fria se aproxima do ES e aumenta risco de temporais no Sudeste

Semana no Estado será marcada por chuvas intensas; frente fria deixa tempo chuvoso antes mesmo da formação de nova zona de convergência

Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 06:50

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Chuva na Grande Vitória
Tempo chuvoso na Grande Vitória . (Fernando Madeira)

Antes da formação da zona de convergência, uma frente fria já vai deixar o tempo chuvoso no Espírito Santo. Segundo a empresa Climatempo, crescem as áreas de instabilidade e aumenta o risco de temporais na Região Sudeste do país.

A frente fria deve alcançar o Espírito Santo até a noite desta terça-feira (13), após avançar pela costa do Sudeste brasileiro.

A passagem desse sistema deixa o tempo muito instável no Espírito Santo e demais Estados do Sudeste, com possibilidade de pancadas de chuva frequentes a qualquer hora. Fica o alerta para precipitações intensas nas capitais, incluindo Vitória.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destaca que a terça-feira (13) começa com muitas nuvens e algumas aberturas de sol, no entanto, o tempo fecha durante a tarde, com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões.

Formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no Brasil
Formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no Brasil. (Climatempo)

Zona de convergência

Após a passagem da frente fria, chega ao Espírito Santo uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema meteorológico já avançava pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (12).

Segundo a Climatempo, a nova zona de convergência se forma a partir da noite de quarta-feira (14), se posicionando mais ao Norte do Brasil. Essa posição do sistema vai provocar chuva persistente, preferencialmente, sobre o Espírito Santo, Norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Pará, Sul do amazonas, Norte de Goiás, Distrito Federal e Centro-Norte de Mato Grosso.

A Climatempo destaca para a possibilidade de chuva frequente e persistente a partir de quarta-feira (14), ganhando reforço na quinta-feira (15) e seguindo até o fim de semana. Os acumulados tendem a ser elevados e fica o alerta para novos alagamentos, deslizamentos e enchentes de rios e córregos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais