O frio chegou no Espírito Santo e o cenário já está mudando em vários municípios, principalmente no Caparaó Capixaba. Nesta semana, o Parque Nacional do Caparaó amanheceu com pontos congelados e os termômetros marcaram temperaturas bem perto de 0 °C.
Nesta terça-feira (15), o termômetro que fica na portaria do Parque, no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, marcou 3 °C e o Ivan Souza, que trabalha no parque, registrou o gelo em diversos pontos. “Eu estava indo trabalhar quando registrei essas fotos”, disse Ivan.
De acordo com os funcionários do parque, neste período é bem provável que nas partes mais altas e no Pico da Bandeira as temperaturas caiam abaixo de 0 °C. "A diferença da portaria para o pico é de mais ou menos cinco graus", contou Ronaldo de Carvalho.
O acesso ao Parque Nacional do Caparaó pelo Espírito Santo, em Pedra Menina, está aberto somente para visitantes a pé, com entrada gratuita, por ordem de chegada, das 8h às 15h. Não é necessário agendar. O acesso dos visitantes está permitido apenas até a área da cachoeira. A portaria do lado do Estado de Minas Gerais está fechada, devido à situação da pandemia no Estado vizinho. O uso de máscara é obrigatório.
O inverno começa na próxima segunda-feira (21), mas o frio já chegou. Nesta quarta-feira (16), o Espírito Santo bateu recorde de temperatura mínima pelo segundo dia seguido. Mais uma vez, a menor temperatura do ano foi registrada no distrito de Aracê, em Domingos Martins: 5,1 °C.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a temperatura registrada na madrugada desta quarta (16) na Região Serrana é 2,4°C menor que a registrada nesta terça-feira (15) na mesma localidade.
A Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), informou que, nesta quarta-feira (16), Iúna registrou 7,5 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8,6 °C em Venda Nova do Imigrante. Até em Cachoeiro de Itapemirim, que costuma fazer muito calor, teve frio. O distrito de Pacotuba marcou 12,3 °C.
Segundo o Incaper, a queda das temperaturas foi ocasionada pela presença do ar frio e seco presente nos últimos dias no Estado. Além disso, a redução da nebulosidade contribuiu para a forte perda de calor no período noturno, o que derrubou as temperaturas nestas cidades.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta