A hora de tirar os casacos do armário chegou para os capixabas. O inverno no Espírito Santo ficou finalmente com a cara da estação neste início de semana, entre a noite de segunda-feira (12) e a manhã desta terça-feira (13). As temperaturas devem seguir baixas até pelo menos a próxima quinta-feira (15) devido a uma massa de ar polar presente no Estado, segundo a empresa de meteorologia Climatempo.
A queda nos termômetros foi notada na Grande Vitória, mas a Região Serrana registrou a menor temperatura mínima: de 12,6 °C em Venda Nova do Imigrante. Em outra cidade da região, Afonso Cláudio, a temperatura chegou a 13,9 °C. No Sul do Estado, o frio também chegou em Alegre, que teve mínima de 14,2 °C.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, na região de Vitória os termômetros devem registrar mínimas de 19 °C e máximas de 23 °C. O Inmet prevê dias ainda mais frios na quarta-feira (14) e quinta-feira, com mínimas chegando a 18 °C, e máximas de 25 °C.
Conforme o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além do frio, a passagem de uma frente fria deve resultar, nesta terça-feira, em maior nebulosidade durante o dia. O sol deve aparecer entre algumas nuvens e não há previsão de chuva no Estado.
Em alto-mar, a formação de um ciclone extratropical, que começou no domingo (11), pode explicar a ventania sentida pelos capixabas. Além dos ventos, o mar deve ficar agitado e há um alerta de ressaca, com ondas que podem atingir 4 metros, válido até a quinta-feira (15), emitido pela Marinha do Brasil.
Para os próximos dias, a Climatempo informou que o tempo deve permanecer firme em todo Estado ao longo do restante da semana. O frio deve permanecer até dia quinta-feira, devido a massa de ar polar ainda presente no Estado.
Além do frio, há previsão de ventos costeiros que devem movimentar dunas sobre as construções da orla. Por causa disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, que indica perigo potencial, para 20 cidades do Espírito Santo.
Segundo o órgão, o aviso começou às 23h de segunda (12) e é válido até as 15h desta terça. A instrução do instituto é que, havendo necessidade, o cidadão entre em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199. Confira, abaixo, a lista dos municípios que receberam o alerta:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta