O Espírito Santo recebeu um novo alerta de grande perigo para acumulado de chuvas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido deste domingo (9) até as 11h desta segunda-feira (10). O aviso é assinalado pelo instituto na cor vermelha e abrange praticamente todo o Estado, com exceção do extremo Norte.
Conforme o Inmet, há probabilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. O instituto alerta para risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades que possuem áreas de risco.
Por conta do perigo, o Inmet preparou uma lista de orientações em caso de chuvas fortes. São elas:
Além do Espírito Santo, o alerta do Inmet também é válido para parte Minas Gerais, que tem sido castigado pelos temporais recentes, e o extremo Norte do Rio de Janeiro.
O Inmet também emitiu um alerta de chuvas intensas, este assinalado na cor laranja e classificado como grau de severidade de perigo, para este domingo (9) e válido até às 11h de segunda-feira (9). O aviso abrange todos os 78 municípios Espírito Santo.
Conforme o Inmet, são esperadas chuvas de 30 mm a 60 mm por hora ou de 50 mm a 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, de acordo com o instituto.
O Inmet também listou orientações para o caso de chuvas intensas atingirem o Estado. São elas:
Também segundo o Inmet, o alerta também é válido para os estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta