> >
Incaper emite aviso meterológico "especial" de fortes chuvas para o ES

Incaper emite aviso meterológico "especial" de fortes chuvas para o ES

O alerta, cuja classificação é de alto risco, prevê acumulados significativos de chuva em todas as regiões capixabas entre os dias 21 a 25 de dezembro (Natal)

Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 15:52

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Inundação causada pela chuva no Bairro Portal de Cariacica, em Cariacica
Desde o início de dezembro, muitas cidades do ES já sofreram com chuvas e os problemas ocasionados. (Ricardo Medeiros)
Maria Fernanda Conti
[email protected]

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um aviso meteorológico "especial" para o Espírito Santo nesta terça-feira (20). O alerta, cuja classificação é de alto risco, prevê acumulados significativos de chuva em todas as regiões capixabas entre os dias 21 a 25 de dezembro (Natal).

De acordo com o instituto, são grandes as chances de "ocorrência de danos em propriedades, vegetação, além de risco para a vida de pessoas e animais". 

Regiões do Estado são sob risco alto de acumulados de chuvas, segundo Incaper
Todas as regiões do Estado são sob risco alto de acumulados de chuvas até o Natal. (Reprodução | Incaper)

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652.

Responsável pelas enchentes do último mês no Estado, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve ter uma nova formação ainda nesta terça-feira (20). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou, pelas redes sociais, que esse fenômeno está associado a alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra.

Alertas vigentes

Segundo o último boletim da Defesa Civil Estadual, emitido às 11h desta terça, há pelo menos dez alertas vigentes de deslocamento de massa ou risco hidrológico (alagamentos e possíveis transbordamento de rios), de Norte a Sul do Estado. Confira quais cidades estão em estado de atenção:

Orientações do Inmet

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; 

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; 

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais