O domingo (4) e ao menos parte da segunda-feira (4) devem ser de mau tempo em boa parte do Espírito Santo. Há alertas vigentes de fortes ventos e tempestade em várias cidades capixabas emitidos pela Marinha do Brasil e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet publicou aviso de tempestade classificada como de perigo potencial para 34 municípios do Espírito Santo. O alerta é válido entre às 13h deste domingo e 11h de segunda. São previstas chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
O aviso ainda traz a possibilidade de fortes ventos, risco de granizo, e chance de alagamentos e queda de galhos e árvores. O alerta é válido para as seguintes cidades:
A recomendação do Inmet é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Além de abranger as Regiões Sul e Central do Espírito Santo, o alerta também é válido para parte dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Já a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informou que a intensificação dos ventos na periferia de um sistema de alta pressão poderá provocar ventos de direção Nordeste a Norte.
A intensidade pode chegar a 75 km/h na faixa litorânea entre os Estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Linhares, até a noite de segunda-feira.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta