O Espírito Santo recebeu dois alertas de chuvas intensas nesta segunda-feira (21), um emitido durante a manhã, na cor laranja, que apresenta um risco maior de perigo, e outro classificado com a cor amarela, de perigo potencial, divulgado à tarde. Os avisos, que, juntos, abrangem todas as cidades capixabas, são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mais recente abrange 42 municípios das regiões Norte, Serrana e parte da Grande Vitória, e também é válido até as 11h desta terça-feira (22).
O Inmet prevê chuva de 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia para 42 municípios capixabas. Além disso, são esperados ventos intensos que podem registrar velocidades na casa dos 40 km/h a 60 km/h. Conforme o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nestas cidades. Confira quais são:
Em relação ao alerta de perigo, que abrange 45 municípios e foi emitido durante a manhã desta segunda-feira, o Inmet prevê entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia. Além disso, são esperados ventos intensos que podem registrar velocidades na casa dos 60 km/h a 100 km/h. Veja quais são as cidades:
Conforme o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nestas cidades.
Por conta dos riscos trazidos pelas chuvas fortes, o Inmet divulgou orientações a serem seguidas por habitantes de municípios afetados. São elas:
Além do Espírito Santo, o alerta é válido para a região Norte do Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais e Bahia.
Os capixabas que já não veem a hora do calorão que atinge o Espírito Santo dar uma trégua podem ficar mais aliviados. O Climatempo reforçou o aviso para a "chegada de uma grande e forte frente fria à Região Sudeste", já mudando o tempo em território capixaba nesta segunda-feira (21).
O Climatempo já havia antecipado que o outono — que começa oficialmente neste domingo (20) — já chegaria com frente fria em "força suficiente para avançar sobre todo o Espírito Santo, Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais". Em nova previsão, divulgada neste sábado, reafirmou a permanência do fenômeno que vai concentrar umidade, favorecendo nebulosidade e chuvas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta