> >
Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo

Os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia são válidos até a manhã desta quarta (8). Nas áreas em laranja, o risco é de temporais de até 60 mm/h

Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 12:58

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Chuva no ES
Os dois alertas do Inmet para chuva englobam todas as regiões do ES até o meio da manhã desta quarta (8) . (Reprodução/Inmet)

A previsão de chuva forte em boa parte do Espírito Santo para a última segunda-feira (6) se concretizou e, ao que tudo indica, os dias nublados e chuvosos permanecerão no Estado. Tanto que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas - um para chuvas intensas de nível "perigo potencial" e outro de "perigo" - para o Espírito Santo. Os avisos têm validade até as 10h da manhã desta quarta-feira (8).

O primeiro comunicado climático (em amarelo) se estende mais pelas regiões Serrana, Grande Vitória e ao Sul do Estado, porém algumas áreas ao Norte e Noroeste também estão contidas.

ALERTA AMARELO

Nestas condições, podem ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem oscilar entre 40-60 km/h. Ainda existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e ocorrência de descargas elétricas.

Chuva, chuvas no es, vitória, tempo fechado, guarda-chuva, tempo fechado
O tempo amanheceu chuvoso em Vitória e a meteorologia para os próximos dias prevê mais aguaceiros no ES. (Vitor Jubini)

Já o alerta laranja, mais severo de acordo com a previsão do Inmet, é voltado aos municípios do Norte e Noroeste. Nestas cidades, a precipitação oscila entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm/dia. Já os ventos também sobem de velocidade, podendo chegar até 100 km/h.

Em caso de rajadas de vento, o Instituto Nacional de Meteorologia orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de quedas de raios. Outra recomendação em caso de descargas elétricas é não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais