O Espírito Santo recebeu três alertas meteorológicos nesta segunda-feira (28): dois de "perigo" para chuvas intensas e ventos costeiros, e um vermelho, que indica "grande perigo" para acumulado de chuva. Os riscos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são de alagamentos e corte de energia elétrica em algumas cidades.
O alerta vermelho de acumulado de chuva começou às 11h desta segunda-feira (28) e é válido até o mesmo horário de terça-feira (29). De acordo com o Inmet, pode chover de 60mm a 100mm por dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas em nove cidades. Veja quais são:
O alerta laranja de chuvas intensas é para todos os 78 municípios do Espírito Santo. Ele começou às 10h30 desta segunda-feira (28) e vai até 10h de terça-feira (29).
Há aviso de chuvas entre 30mm e 60mm por hora ou 50mm a 100mm por dia, além de alerta para ventos de até 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O último alerta de perigo é para ventos costeiros em 19 cidades do Estado. O aviso teve início à meia-noite de domingo (27) e é válido até 23h59 desta terça-feira (29). Confira os municípios:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta