O Instituto Nacional de Meteorologia publicou um novo alerta para chuvas intensas válido até a manhã desta quarta-feira (10). O aviso laranja, com grau de severidade de perigo, compreende a região dos extremos Norte e Noroeste capixaba.
Nestas áreas, segundo o Inmet, as precipitações podem oscilar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, podem ocorrer ventos intensos, com velocidade entre 60 a 100 km/h. Nestas condições, o instituto ressalta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e também descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, a orientação do Inmet é não procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. O Inmet ainda alerta para não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia em caso de raios.
Ao todo, 18 cidades do Espírito Santo estão na área compreendida pelo alerta de chuvas intensas.
Além do Estado, o aviso avança por boa parte do país, incluindo as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, indo do litoral baiano até o extremo Norte do Amazonas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta