O Espírito Santo recebeu alerta de grande acumulado de chuva neste sábado (2), emitido durante a manhã, na cor vermelha, que apresenta um risco considerado de "grande perigo". O aviso, que abrange parte do extremo Sul capixaba, bem como municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo, é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta compreende 15 cidades no Espírito Santo e é válido até as 10h deste domingo (3). Além do alerta de maior gravidade, há ainda dois outros vigentes no Estado.
O Inmet prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Conforme o instituto, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, nas cidades com tais áreas de risco. Confira quais são:
Por conta dos riscos trazidos pelas chuvas fortes, o Inmet divulgou orientações a serem seguidas por habitantes de municípios afetados. São elas:
Além do alerta de "grande perigo", há também outros dois avisos válidos em território capixaba, divulgados pelo Inmet. O primeiro deles, de menor gravidade, vigente até as 10h deste domingo (3), aponta perigo potencial para chuvas intensas em 24 municípios do Espírito Santo, o que inclui a Região Metropolitana. Confira quais são eles:
Segundo o instituto, nestes municípios pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por fim, há também um aviso de cor laranja vigente, o qual indica perigo e acumulado de chuva para 28 cidades no Espírito Santo. Veja quais são elas:
O alerta é válido também até as 10h deste domingo (3), para chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta