A semana começou com chuva em praticamente todo o Espírito Santo. Já nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25), ela provocou alagamentos em algumas ruas de Vila Velha. A intensidade das pancadas e o volume de água foram significantes, tanto que dois dos principais institutos meteorológicos do país emitiram avisos de alerta para algumas regiões do Estado.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e o Instituto Nacional de Meteorologia alertam para a possibilidade de chuvas intensas e acumulado de chuva, que é quando a quantidade de precipitação é grande em um curto espaço de tempo. Os dois avisos climáticos possuem validade para esta segunda.
Segundo o Inmet, as chuvas podem ocorrer em pancadas entre 30 a 60mm por hora e o volume pode variar entre 50mm a 100 por dia. Nessas condições, os riscos de inundações, deslizamentos, transbordamentos de rio são potencializados. Por isso, o aviso tem grau de perigo.
Os avisos são direcionados, principalmente, para os municípios das regiões da Grande Vitória, Serrana e também Sul capixaba, e alguns poucos do Norte e Noroeste. O Inmet listou 44 cidades compreendidas na área de risco, são eles:
O tempo chuvoso também derrubou as temperaturas. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta segunda-feira a frente se mantém parada sobre o Espírito Santo e há previsão de chuva ao longo do dia em todo o Estado. As temperaturas estarão em queda e o vento começa a desacelerar pelo litoral.
Na Grande Vitória, a previsão é de muitas nuvens e chuva em alguns momentos. A temperatura mínima fica 18 °C e máxima de 26 °C. Nas demais regiões do ES, os termômetros não chegam aos 30 °C, segundo as previsões meteorológicas do Incaper.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta