> >
Instituto emite alerta de tempestade para todos os 78 municípios do ES

Instituto emite alerta de tempestade para todos os 78 municípios do ES

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h, queda de granizo e baixo risco de corte de energia, danos e alagamentos.

Publicado em 18 de outubro de 2024 às 16:23

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (18) um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades, válido das 14h às 23h59, abrangendo todos os 78 municípios do Espírito Santo.

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos fortes de 40 a 60 km/h, possibilidade de queda de granizo, e baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Outro instituto, o Climatempo, informa que as chuvas no ES serão menos intensas em comparação com os demais estados do Sudeste. No entanto, a faixa sul do estado ainda poderá registrar acumulados acima de 40mm, principalmente nas áreas mais próximas às fronteiras com Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A menor intensidade das chuvas no Estado se deve à localização geográfica e à dinâmica atmosférica que concentra mais umidade nas áreas mais ao sul e oeste do Sudeste.

Três cidades do ES com perigo maior

Quatro municípios do Espírito Santo estão sob alerta laranja, de maior grau de perigo para tempestades. São eles: Dores do Rio Preto, Ibitirama e Iúna. Para essas localidades, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Cuidados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou algumas orientações caso a previsão se confirme: 

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais