A noite de quinta-feira (29) e o início da manhã desta sexta-feira (30) foram marcados por alertas climáticos para o Espírito Santo. Entre ventos com forte intensidade, queda de temperatura e chuva na maior parte dos municípios, já havia a expectativa de tempo instável em território capixaba durante o fim de semana. A previsão tem ganhado força nas últimas horas, após avisos com maior grau de risco.
Durante a manhã desta sexta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta, classificado como aviso de atenção (grau 2) para declínio acentuado na temperatura máxima. Em algumas localidades a queda poderá ser superior a 10?°C. O Inpe destacou, também como aviso de atenção, o risco de chuvas intensas em municípios capixabas.
INPE
Deverá entrar em vigor um novo alerta, classificado como aviso especial (grau 3), para chuvas intensas, entre as 18h desta sexta e as 10h deste sábado (31). Em algumas localidades, devem ocorrer acumulados que podem exceder os 100 mm.
Veja quais são os municípios:
INMET
Outro alerta semelhante para chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso para todo o Espírito Santo é válido até as 10h deste sábado e foi classificado como grau de perigo, o terceiro dos quatro níveis.
Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h. Existe ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, informou o Inmet.
INCAPER
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou, na tarde desta sexta-feira, um aviso para parte do Espírito Santo (veja o mapa), que está sob nível de atenção "devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas contínuas".
O Incaper ressalta que as chuvas podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos. O alerta é válido até domingo (1).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta