> >
Inverno começa nesta quinta (20) com temperaturas acima da média no ES

Inverno começa nesta quinta (20) com temperaturas acima da média no ES

De acordo com meteorologista do Incaper, mesmo já tendo seu ciclo encerrado, o El Niño ainda pode influenciar o tempo durante os próximos meses no Estado

Publicado em 20 de junho de 2024 às 08:29

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Inverno começa nesta quinta (20), mas temperaturas baixas não devem se firmar no Espírito Santo
Inverno começa nesta quinta (20), mas temperaturas baixas não devem se firmar no Espírito Santo. (Ricardo Medeiros)
Felipe Sena
Repórter / [email protected]

O inverno começa nesta quinta-feira (20) às 17h51 e muita gente estava ansiosa para tirar o casaco do guarda-roupas na estação mais fria do ano. O morador do Espírito Santo, principalmente da Grande Vitória, no entanto, não deve se animar com temperaturas baixas. Em entrevista ao programa Bom dia ES, da TV Gazeta, o meteorologista Hugo Ramos, do  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (incaper), falou sobre como deve ser o inverno para os capixabas. 

De acordo com Hugo, mesmo já tendo seu ciclo encerrado, o El Niño ainda deve influenciar o tempo nos próximos dois meses. "Se formos levar em consideração os eventos climáticos que influenciam as temperaturas, o fenômeno El Niño teve finalizado seu período de configuração. Esse fenômeno é responsável pelas temperaturas acima da média. Mesmo encerrando seu ciclo no final de maio, ele tem um processo de mudança muito lento se comparado a uma mudança meteorológica, igual quando falamos de uma previsão de chuva ou de calor. 

Ainda segundo o meteorologista, a mínima na Região Metropolitana de Vitória deve ficar entre os 15°C e 17°C. Para quem gosta de um friozinho, porém, ele tranquiliza. "Isso não quer dizer que não teremos passagem de massas de ar frio por aqui. Mas as massas que passarem pelo Estado não devem ser tão influentes, ou, mesmo se tivermos a influência delas, elas não devem perdurar por muito tempo", afirmou.

E recomenda: quem busca um frio mais intenso no Espírito Santo, o jeito é ir para a Região Serrana. "Nas regiões de Pedra Azul, Venda Nova, Domingos Martins, a gente pode ter esse friozinho. A gente até espera esse frio em todo o Espírito Santo. Mas, de acordo com a tendência dos modelos climáticos, a gente vai ter pouca frequência desses eventos frios", indica Hugo.

"Ventória" 

Uma das características que podem ser aguardadas no inverno no Estado, está ligada a um dos apelidos mais famosos da Capital, "ventória". Os ventos em Vitória devem se intensificar, de acordo com o especialista. 

"Vamos sentir as forças dos ventos em dois momentos: nos dias de tempo aberto, que normalmente são os ventos predominantes de nordeste. Eles são bem mais intensos, tanto que a previsão do tempo para essa semana tem destaque para o aumento da intensidade dos ventos. O outro momento é quanto vem aquele vento sul, que costuma ser gelado, que aumenta a sensação de frio", explica Hugo. 

Cuidados extras

Hugo ainda recomenda alguns cuidados extras para a estação mais fria do ano. "O amanhecer, principalmente em regiões de Vale, há incidência de neblina que pode comprometer a visão de quem anda nas estradas. Em dias de tempo aberto, principalmente no período da tarde, a umidade do ar atinge níveis críticos, o que pode ser prejudicial à saúde. Além disso, a vegetação fica mais seca. Por isso, deve-se evitar queimadas. Qualquer perda de controle desse fogo, ele pode ser converter em incêndio", alerta. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais