O capixaba tem ganhado neste mês uma amostra de como será o inverno no Espírito Santo, que começa oficialmente no sábado, às 18h43 do dia 20 de junho. Sob influência de uma frente fria, segundo o meteorologista Pedro Henrique Pantoja, tivemos nesta primeira quinzena do mês uma ideia de como será a estação no Estado.
"O inverno no Espírito Santo será de tempo aberto e temperaturas não tão elevadas. A chegada de algumas frentes frias ocasionou um volume considerável de chuva para o período, principalmente na Grande Vitória mas isso era algo previsto dentro das previsões", explicou o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Em entrevista à Rádio CBN Vitória (92,5 FM) nesta quarta-feira (17), o profissional frisou que o principal sistema meteorológico atuante nesta época do ano é justamente a frente fria e que, no inverno, elas passam a ter mais força, o que acaba fazendo a temperatura "despencar".
O fenômeno meteorológico ainda deve atuar no Estado até esta quinta-feira (18), segundo Pedro Henrique. A partir de sexta-feira (19), o tempo volta a ficar aberto e aí deve acontecer a queda das temperaturas mínimas principalmente à noite.
Outro fenômeno típico do inverno é a formação de nevoeiros, que devem acontecer, de acordo com o meteorologista, no início do dia e no fim da noite. O que também é típico da estação é a queda da umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 30% e favorecer incêndios.
"É natural no período da tarde, principalmente a interação com a brisa, com os ventos mais fortes. Mas esta não é uma época para ventos tão fortes se comparado com o verão", destacou o profissional.
Pedro Henrique revela que geralmente, em junho, é esperado que chova em torno de 60 milímetros em todo o mês. "Já nesse mês, chegou a chover 110mm em 48 horas, o dobro do que esperado para o mês todo. Esse valor de 60mm é uma média, um estudo feito de 30 anos", explicou.
O meteorologista afirma que a passagem de uma frente fria acaba ocasionando chuvas mal localizadas, que pode ocasionar nesses grandes acumulados de precipitação. Portanto, a temperatura máxima deve chegar a 27ºC na Grande Vitória e a mínima de 20ºC.
De acordo com o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper, este mês já tivemos uma chuva acima do normal, o que não vai ser frequente na estação. "Essa época agora é a época menos quente, mais fria, e menos chuvosa. Ainda têm algumas chuvas, mas também é menos chuvosa", completou.
Em uma live no Instagram, Ramos explicou que, no solstício de inverno, que começa em junho e termina em setembro, as noites têm mais duração em relação ao período do dia, e que o céu ganha um tom azulado e avermelhado, efeitos de acordo com espalhamento dos raios solares.
O meteorologista explica que a análise da estação tem dois pontos de vista: pelos critérios astronômicos e pelos critérios climatológicos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta