A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta segunda-feira (28) sobre a passagem de um possível ciclone subtropical em alto-mar nas regiões Sul e Sudeste do país.
Caso se forme, o ciclone poderá provocar ventos de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 33 quilômetros por hora na faixa litorânea entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
Entre a manhã do dia 30 de junho e do dia 1ª de julho, pode ocorrer ventos mais intensos acompanhados de agitação marítima, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 4 metros de altura em alto-mar.
No país, quem batiza os sistemas meteorológicos especiais que se formam na costa brasileira é a Marinha. Os nomes são geralmente de inspiração indígena, em tupi-guarani.
A nomeação ocorre para sistemas que se formem apenas na área marítima de responsabilidade da Marinha, a chamada meta área. Caso realmente o ciclone se forme, ele receberá o nome "Raoni", que significa grande guerreiro.
Em 2018, a Marinha atualizou a lista de nomes para possíveis ciclones que se formem na costa brasileira. A nova lista tem 15 nomes e a anterior tinha 10. Confira a lista completa:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta