O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo de chuvas e ventos intensos para 58 cidades do Espírito Santo nesta segunda-feira (13) — veja a lista abaixo. Segundo o órgão, há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso é válido até 10h de terça-feira (14).
O alerta amarelo é o mais brando dos três no grau de intensidade usado pelo instituto para classificação. Segundo o Inmet, 58 cidades receberam o aviso. Nelas, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Confira a lista de municípios:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e de descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou na manhã desta segunda-feira (13) um boletim extraordinário com atualizações sobre a situação provocada pelas chuvas intensas que assolaram o Estado na última semana. Segundo o relatório, 733 pessoas ainda estão desalojadas e 68 desabrigadas. Santa Leopoldina, Alegre, Rio Bananal e Irupi decretaram situação de emergência. Os municípios mais afetados incluem Cachoeiro de Itapemirim, com 255 desalojados, Irupi, com 140 e Santa Leopoldina, com 113.
O boletim indica níveis altos de risco de deslizamentos em Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Além disso, Linhares enfrenta alto risco de alagamentos, com possibilidade de inundações. Em Vitória, Cariacica e Domingos Martins, há risco moderado de deslizamentos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta