> >
Nuvem rolo se forma em cima do Mestre Álvaro, na Serra

Nuvem rolo se forma em cima do Mestre Álvaro, na Serra

A formação é mais frequente na faixa litorânea do Brasil, e acontece sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do país; não há consenso sobre sua origem

Publicado em 6 de fevereiro de 2021 às 19:55- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Nuvem de rolo foi registrada sob o Mestre Álvaro, na Serra, neste sábado (6)
Nuvem rolo foi registrada sobre o Mestre Álvaro, na Serra, neste sábado (6). (Vitor Jubini)

Uma das principais paisagens da Grande Vitória, o Mestre Álvaro, localizado no município da Serra, ganhou uma nova decoração neste sábado (6). Uma nuvem rolo, um fenômeno mais comum na região litorânea do Brasil, se formou exatamente sobre a montanha.

O fenômeno, que foi registrado pelo repórter fotográfico de A Gazeta, Vitor Jubini, se trata de uma nuvem "volutus". Segundo o meteorologista Hugo Ramos, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é uma nuvem alongada, em forma de tubo, que parece girar lentamente em torno do seu eixo horizontal.

O especialista ainda detalhou que a nuvem se forma em uma altura de 100 a 300 metros, sendo considerada baixa. "A formação deste tipo de nuvem ainda não é um consenso entre a comunidade científica de meteorologia. A teoria mais aceita é que o processo de formação da 'nuvem rolo' está relacionado quando há um contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidades, densidade e o forte cisalhamento do vento, ou seja, a brusca mudança de direção e velocidade", explicou Ramos.

A formação da nuvem rolo no céu da Grande Vitória pode ser um indicativo das chuvas intensas que são esperadas no Espírito Santo durante este final de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há dois alertas meteorológicos em vigência para o Estado.

O primeiro, classificado como "grande perigo" e que aparece na cor vermelha, abrange principalmente a região Sul do Estado, além de partes dos Estados vizinhos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O alerta é válido das 15 horas deste sábado até as 11h de domingo (7). Já o segundo alerta, na cor laranja, que representa o grau de intensidade de "perigo", abrange praticamente todo o Estado e é válido desde a manhã de sábado e segue também até as 11h de domingo.

Espírito Santo possui dois alertas de chuvas em vigência durante este final de semana
Espírito Santo possui dois alertas de chuvas em vigência durante este final de semana. (Reprodução/Inmet)

O Inmet orienta os moradores das regiões afetadas que busquem abrigo em lugares seguros e estejam atentos às ventanias e deslocamento de encostas. Também é recomendado tirar os aparelhos eletrônicos da tomada e, em caso de emergência, o órgão disponibiliza os números 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais