Cidade conhecida pelas belas praias, Vila Velha é normalmente associada ao calor, tendo inclusive registrado a 13ª temperatura mais alta do ano no Espírito Santo em 2021, com termômetros alcançando 36º C no dia 3 de abril. Quase um ano depois, porém, foi o frio que fez os canelas-verdes literalmente tremerem.
Na madrugada desta quinta-feira (19), os termômetros de Vila Velha alcançaram a marca de 9,1º C, conforme o levantamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão ressaltou ainda que esta quinta-feira foi a madrugada mais fria do ano no Espírito Santo. Segundo o Incaper, as baixas temperaturas são decorrentes da massa de ar polar que avança sobre o Estado.
O Estado, inclusive, tem dois alertas de adversidades climáticos em vigência, emitidos pelo Inmet. O primeiro que teve início na quarta-feira (18) e tem validade até a sexta-feira (20), é de onda de frio e está na classificação de perigo, abrangendo todo o Espírito Santo.
Já o segundo alerta, também de grau de severidade de perigo, é para ventos costeiros. O alarme foi publicado nesta quinta-feira (19) e tem validade até a manhã de sexta-feira (20).
O Incaper também divulgou a lista de temperaturas registradas em cidades nas quais há estações meteorológicas operadas pelo órgão e pelo Inmet. Em alguns municípios do interior do Estado, os termômetros ficaram abaixo da casa dos 5º C. Confira abaixo:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta