Chegou o dia de dar tchau ao verão e receber o outono, estação conhecida por ser um período de transição até o inverno. A mudança de estação acontece nesta segunda-feira (20), mais precisamente às 18h25. No Espírito Santo, institutos de meteorologia apontam que o volume de chuva deve ser menor do que o registrado durante o verão, dentro da média prevista para o outono. As temperaturas, no entanto, devem ficar um pouco acima da média para a estação.
De acordo com o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hugo Ramos, por ser um período de transição, o outono deve começar com características do verão e terminar com dias mais frios, típicos do inverno.
"O outono tem como característica ser um período de transição entre o verão quente e chuvoso e o inverno frio e seco. O outono começa com cara de verão e fim com cara de inverno", explica o especialista.
Uma das características do outono é a diminuição das chuvas em relação ao verão. A mudança no tempo deve acontecer de forma gradual, segundo Hugo Ramos.
"De acordo com o padrão, podemos ter chuva no início da estação, até o começo de abril. A partir de maio, já em junho, as primeiras massas de ar polar provocam queda nas temperaturas", complementa.
Durante o outono há predominância de períodos mais secos, com menos chuva. Conforme a empresa Climatempo, frentes frias ganham força ao longo da estação. O instituto ainda aponta que a chuva deve ficar dentro da média em boa parte do sudeste brasileiro, inclusive no Espírito Santo.
O mapa divulgado pelo Climatempo mostra a chuva prevista para a estação. As regiões na cor branca, como o Espírito Santo, Rio de Janeiro e quase todo o Estado de Minas Gerais, devem ter chuva dentro da média para a estação. Locais com a com verde terão chuva acima da média, como é o caso de parte do Estado de São Paulo.
De maneira geral, o sudeste do Brasil terá chuva dentro da previsão, entre 100 mm e 400 mm, na média. A Climatempo informa que a chuva no Espírito Santo entre março e junho, quando termina a estação, não deve ultrapassar os 400 mm.
Por influência do aquecimento do Oceano Pacífico, as temperaturas ficarão acima da média em algumas regiões, como o Espírito Santo. O aumento da temperatura é comparado com o histórico da estação, não com o verão - conhecido como o período mais quente do ano.
Nesta segunda-feira (20), dia de despedida do verão e chegada do outono, as temperaturas variam entre 23 °C e 33 °C na Grande Vitória. Na capital, a máxima não ultrapassa os 32 °C. Há previsão de chuva em alguns momentos do dia na região Norte, segundo o Incaper.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta