A primavera começa neste sábado (23) com temperaturas perto dos 40ºC em algumas regiões do Espírito Santo. A previsão da meteorologia aponta que os próximos meses da nova estação devem ser mais quentes que o normal devido ao El Niño.
Para sábado (23), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê predomínio de sol e calor por todo o Estado, com os índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30ºC.
O domingo (24) praticamente não vai ter formação de nuvens pelo Estado e as temperaturas vão aumentar em todas as regiões capixabas. Os índices de umidade relativa do ar podem ficar, novamente, abaixo dos 30%.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño, após deixar o inverno com frio menos severo, vai provocar uma primavera ainda mais quente no Espírito Santo.
O prognóstico do Inmet aponta para três meses com condições favoráveis para chuva abaixo da média na Região Sudeste. Segundo o instituto, a chuva deve voltar, de forma gradual, a partir de novembro.
O El Niño é um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico Equatorial, de acoplamento entre o oceano e a atmosfera. Nesse período, há o aquecimento da temperatura na superfície do mar. Quando ocorre o resfriamento, é a La Niña. Os impactos do El Niño são mais específicos nas Regiões Norte e Nordeste, com a diminuição das chuvas e, no Sul, com aumento das precipitações. Já nos Estados do Centro-Oeste e Sudeste, os impactos podem ser notados nas temperaturas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta