O verão mal começou oficialmente e o Espírito Santo já está sob alerta de um fenômeno meteorológico que pode provocar chuvas expressivas que podem superar os 150 milímetros em algumas cidades nos próximos dias. [Veja aqui como se mede a chuva]
Segundo o Climatempo, esses primeiros dias do verão prometem ser marcados por pancadas fortes de chuva devido ao estabelecimento da chamada "Zona de Convergência do Atlântico Sul", a ZCAS. A previsão é que ela gere muita chuva numa extensa faixa que vai da costa da região Sudeste até porção da Amazônia, estando o Espírito Santo no "meio" do caminho.
De acordo com a previsão, o acumulado de chuva pode ultrapassar 150 milímetros em diversas localidades pelo país, sobretudo no Sul capixaba que pode acumular de 200 a 250 milímetros nos próximos dias — valor bem expressivo, sobretudo se ocorrer em áreas já cronicamente de risco. Há possibilidade de deslizamentos, enxurradas, enchentes e alagamentos.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na forma usualmente abreviada é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno não é incomum, mas este é o primeiro alerta neste início de verão capixaba.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta