> >
Quando chuva vai dar trégua no ES? Veja previsão do tempo

Quando chuva vai dar trégua no ES? Veja previsão do tempo

Mapas da Defesa Civil mostram que precipitações diminuem em todo o Estado a partir desta quarta-feira (25), mas há previsão de novo fenômeno que costuma provocar fortes chuvas

Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 12:31

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Chuva forte atrapalha volta para casa e deixa trânsito caótico em Vitória
Chuva forte alagou ruas e avenidas em Vitória na segunda-feira (23). (Vitor Jubini)

Os últimos dias que antecederam o Natal foram marcados por chuvas intensas em todo o Espírito Santo. Mas, afinal, quando as precipitações darão trégua e o sol voltará a predominar? De acordo com o Boletim Meteorológico da Defesa Civil, a probabilidade de tempo chuvoso diminui a partir desta quarta-feira (25). Não há, inclusive, novos alertas de perigo para o Estado — por enquanto.

Mas de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar e pode provocar novas chuvas volumosas a partir de sexta-feira (26). 

Previsão tempo
Cor mais clara indica diminuição do volume de chuva no Espírito Santo. (Defesa Civil )

De acordo com o boletim da Defesa Civil, os acumulados de chuva ficam entre 10 e 20 mm, na Grande Vitória e no Litoral Norte, e entre 2 e 10 mm no restante do Estado, nesta quarta-feira (25), índice bem inferior aos quase 100 mm registrados nesta semana em algumas localidades. [Veja aqui como se mede chuva]

Na quinta-feira (26), a chuva seguirá mal distribuída, com previsão de acumulados de 5 a 15 mm, na Região Norte, e de 1 a 5 mm no restante do Estado. 

Previsão tempo
Tom mais forte de azul mostra onde deve chover mais nos próximos dias. (Inmet)

Nova Zona de Convergência 

O Inmet estima que uma nova zona de convergência deve se formar entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27) no país. Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população, como ocorrido nesta semana. 

As chuvas devem se concentrar em áreas desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste do país, até o Oceano Atlântico.

No Sudeste, a zona de convergência pode atuar pelo menos até a próxima segunda-feira (30). No mapa do Inmet, os tons em azul-escuro indicam o aumento da umidade nas áreas citadas. É possível ver esta tonalidade no Norte do Brasil, em parte do Rio de Janeiro e no oceano. A cor sobre o Espírito Santo está em tom mais claro, indicando que os volumes de chuva podem ser menores. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais