> >
Riscos amarelo e laranja: todas as cidades do ES sob alerta de chuva

Riscos amarelo e laranja: todas as cidades do ES sob alerta de chuva

Os avisos de perigo foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (29) e são válidos até a manhã de quinta (30)

Publicado em 29 de dezembro de 2021 às 17:54

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Maior parte do Espírito Santo está sob o alerta laranja de chuvas intensas; parte da Região Norte está sob o amarelo
Maior parte do Espírito Santo está sob o alerta laranja de chuvas intensas. (Inmet)

Espírito Santo inteiro está sob alertas de chuvas intensas até a manhã desta quinta-feira (30). Os avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (29).

O alerta laranja pega várias regiões capixabas, incluindo a Grande Vitória. A chuva pode chegar a 100 milímetros por dia e até 60 mm por hora, junto de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h. "Há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas."

À esquerda, área abrangida pelo alerta laranja do Inmet; à direita, os Estados compreendidos no alerta amarelo
À esquerda, área abrangida pelo alerta laranja do Inmet; à direita, área compreendida no alerta amarelo. (Inmet | Montagem A Gazeta)

Já o alerta amarelo compreende municípios como São Mateus e Conceição da Barra, onde pode chover até 50 mm/dia ou até 30 mm/h e ter rajadas de vento, com velocidade entre 40 e 60 km/h. Nessas cidades, o risco é baixo para transtornos como queda de árvores e alagamentos.

Diante das previsões, o Inmet aproveitou para reforçar algumas orientações. "Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", afirmou.

ALERTA LARANJA

ALERTA AMARELO

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais