A previsão do tempo que indicava instabilidade, com chuva em todo Espírito Santo e ventos, se cumpriu e tem causado transtornos aos capixabas nesta segunda-feira (28). Em poucas horas do dia, foram registrados pontos de alagamentos e árvores caídas na Grande Vitória. Segundo a Defesa Civil Estadual, há pontes danificadas e barragens em risco no Norte e Noroeste do Estado.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta que o Estado está em nível de atenção devido às condições meteorológicas ao menos até a próxima quarta-feira (30).
A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou um boletim meteorológico às 6h desta segunda-feira informando que 128 pessoas estão desalojadas, a maior parte delas (72) em Vila Pavão. Outras 19 estão desabrigadas, a maioria (11) em Linhares.
O volume de chuva expressivo notado pelos capixabas e que causa transtornos em todo o Espírito Santo é visto também nos números. Há casos de cidades que registraram mais de 100 mm de chuva em 24 horas.
As cidades que mais tiveram chuva em 24 horas no ES:
O grande volume de chuva em um curto período de tempo causou estragos em algumas cidades. O documento tem a lista completa dos municípios capixabas. Abaixo, você pode conferir os principais afetados.
Ao menos duas árvores caíram em decorrência dos ventos na madrugada desta segunda (28). Uma ocorrência foi registrada na Rua Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha. Outra árvore caiu na Avenida Santo Antônio, em frente ao cemitério.
Durante a chuva intensa acompanhada de ventos fortes que atingem o Espírito Santo, a Grande Vitória amanheceu nesta segunda-feira (28) com diversos registros de quedas de árvores. Na Capital, próximo ao Cemitério de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, uma árvore de grande porte caiu, destruindo um carro que estava debaixo.
Após o acidente, o veículo, que estava estacionado, ficou com as partes do teto e do capô destruídas, além dos pneus vazios. O dono tinha acabado de pagar o veículo, que teve perda total. Além do automóvel, a árvore – que era antiga na região – também atingiu a fiação elétrica na Avenida Santo Antônio.
Já no Parque Moscoso, na região do Centro de Vitória, duas árvores caíram e destruíram parte da decoração natalina do parque. Uma das árvores caiu por completo em um das passagens utilizadas por pedestres e causou danos na em parte da decoração ao redor. Em relação à segunda árvore, um galho caiu próximo a um lago.
Em Jardim da Penha, no cruzamento das ruas Eugenílio Ramos e Ludwik Macal, árvore de grande porte caiu no início da madrugada desta segunda (28). A calçada foi danificada e a passagem de pedestres ficou limitada após a queda. Outras árvores menores próximas também foram derrubadas pela chuva forte.
Na Serra, moradores relatam que uma árvore caiu sobre um transformador de energia, causando transtornos na rua Gustavo Barroso, no bairro Chácara Parreiral, na manhã desta segunda-feira. A Prefeitura da Serra e a EDP foram demandadas para mais informações sobre a ocorrência. Quando houver um posicionamento, esta matéria será atualizada.
A Defesa Civil de Cariacica informou que foi acionada nesta segunda-feira (28) para atender a ocorrência de uma árvore que caiu sobre uma casa e um muro, na rua Muriaé, no bairro Santa Rosa, próximo a Flexal. A prefeitura informou que mandou equipes ao local.
Em Vila Velha, segundo a prefeitura, também foram duas árvores caídas: uma no Convento da Penha e outra em Parque de Cocal. Equipes foram aos dois locais para remoção das árvores. De acordo com a administração municipal, há pontos de alagamentos em Nossa Senhora da Penha, Ibes e Santa Inês.
No sábado (26), houve queda da ponte que serve de ligação entre os distritos de Muritiba, em Ecoporanga, e Vila Pereira, já em Nanuque-MG. A secretaria de obras de Ecoporanga tomou conhecimento do evento e ciente para iniciar as providências nesta segunda-feira (28). Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, foi uma pequena represa que rompeu e com o aumento da vazão houve a queda de uma cabeceira da ponte. No momento o volume do rio já baixou, segundo a defesa civil.
No domingo (27), houve queda de um muro, atingindo parte de uma residência. Não houve vítimas, mas quatro pessoas ficaram desalojadas.
No sábado (26), foi constatado que uma barragem estava com com risco de rompimento. O local foi vistoriado pela equipe dos Bombeiros e as informações repassadas para o órgão competente AGERH e IDAF.
A Defesa Civil identificou pontos de alagamento no Centro. 2 pessoas ficaram desalojadas no domungo (27). Houve ainda movimento de massa próximo a residências na cidade, mas sem vítimas.
Em decorrência das chuvas, uma ponte ficou danificada na divisa entre Boa Esperança e Pinheiros no último sábado (26). A Secretaria de Obras foi informada e informou que iniciará as obras assim que o tempo apresentar estabilidade. Não há comunidade isolada.
Deslizamento atingiu parte de uma residência no Centro da cidade. Não houve vítimas. O local foi isolado e dois edifícios foram interditados.
No sábado (26), houve queda de barreira sobre a rodovia que liga São Mateus a Nova Venécia ES-381 (Bamburral) obstruindo totalmente a via. A limpeza/desobstrução foi realizada pela prefeitura de São Mateus horas depois já normalizando o fluxo na rodovia.
No domingo (27), imagens feitas pela Defesa Civil mostram ruas alagadas em Guriri.
No sábado (26), uma via rural foi destruída entre o município de Vila Valério e o distrito de Fátima, que fica em Jaguaré, pelo aumento da vazão no córrego do Tesouro. O município, através da secretaria de obras, informou que começou a trabalhar no mesmo dia para solucionar o problema.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta