Após o início do sábado (10) ser muito sol e calor em praticamente todo o Espírito Santo, o tempo fechou repentinamente. Por volta das 16h, o dia já parecia ser noite em algumas regiões do Estado, que tem novamente alertas para fortes chuvas emitidos por institutos de meteorologia para o fim de semana.
Na região Sul, as nuvens escuras e densas se destacaram tanto que o grande Pico do Itabira, em Cachoeiro de Itapemirim, pareceu até pequeno. Em Linhares, o tempo também virou e o sol foi embora. Em Guarapari e na Grande Vitória, fortes ventos foram registrados na tarde deste sábado, assim como vários raios.
Em Vargem Alta, chegou a chover granizo no bairro Vila Esperança e parte da estrutura do Parque de Exposições da cidade desabou. A Defesa Civil da cidade isolou a área e informou que não houve vítimas.
Apesar do sol ter aparecido em várias cidades e animado o início do fim de semana dos capixabas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo neste sábado (10), válidos até a manhã de domingo (11).
O primeiro foi o alerta laranja, que indica perigo. Com início às 9h30 deste sábado (10) e válido até 10h de domingo (11), as chuvas intensas podem afetar até 11 cidades do Norte do Espírito Santo, segundo o Inmet.
São elas:
Nessas cidades, pode chover entre 30 mm e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta amarelo para chuvas intensas, que indica um perigo potencial, abrange mais cidades: são 33 ao todo. Ele também começou às 9h30 de sábado e vai até 10h de domingo (11). De acordo com o Inmet, pode chover até 50 mm por dia, com ventos que podem chegar a 60 km/h. Confira os municípios:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta