A chuva forte que atingiu o Espírito Santo nesta terça-feira (25) causou destruição em Ibitirama, no Caparaó do Estado. Durante o temporal, o muro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o telhado da Secretaria Municipal de Educação desabaram. O boletim divulgado às 6h desta quarta-feira (26) pela Defesa Civil Estadual aponta que o município registrou o maior acumulado de chuva em 24h em todo o território capixaba —105,8 mm.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ibitirama, Herivelton Loura, também foram registrados prejuízos em uma plantação de milho do município, que ficou totalmente destruída, e houve registros de quedas de barreiras e de árvores.
“Vários locais do município foram afetados pela chuva forte. Teve até granizo. A chuva foi muito intensa”, disse. Herivelton explicou que a Defesa Civil Municipal está em contato com todas as secretarias da cidade para realizar um levantamento, tanto no setor público quanto no rural, de todos os danos e prejuízos causados pela chuva.
O boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual indica que há riscos hidrológico e de deslizamentos moderados para o município. Nenhuma rodovia estadual ou federal precisou ser interditada e não há pessoas afetadas pelos desastres que precisaram ficar desalojadas ou desabrigadas, nem há ocorrência de feridos, desaparecidos e mortes.
O cenário é diferente do registrado no Norte do Estado nesta terça-feira. A região teve uma morte durante o temporal, além de queda de árvores, destalhamento de casas e alagamentos. Também houve registros de impactos da chuva forte na Grande Vitória e na Região Serrana.
Para esta quarta-feira, de acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de sol entre nuvens com risco de chuva fraca e passageira em alguns momentos pelas Regiões Norte, Nordeste e Noroeste e, a partir da tarde, nas Regiões Sul e Serrana. Na Grande Vitória, há pequena chance de chuva apenas no início do dia.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta