Os moradores de São Jose do Calçado, no Sul do Espírito Santo, flagraram uma cena curiosa no céu na manhã desta quinta-feira (15). Em formato de cone, a formação se parece com um tornado, mas, segundo meteorologista, trata-se de uma nuvem-funil. O fenômeno durou pouco tempo, mas deixou a população local intrigada.
Um dos moradores que gravaram o fenômeno é Filipe Beloni. “Passei pela praça e registrei. Já tinha visto em Vitória, mas aqui em São José do Calçado foi a primeira vez. O tempo aqui está nublado e uma sensação de abafado”, comentou.
Procurada pela reportagem, a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou, em nota, que o fenômeno registrado em imagens pelos moradores se trata de uma nuvem-funil.
"Essa nuvem se desenvolve a partir de nuvens de tempestade, e caso toque o solo, a formação de uma nuvem-funil pode significar a origem de um tornado, com a capacidade de gerar ventos da ordem de até 100 km/h. Esta nuvem, em forma de funil, se forma a partir dos movimentos giratórios dos ventos, dando origem a um cone, com ventos circulares que partem da base da nuvem de tempestade em direção à superfície", explicou o Incaper.
O órgão destacou que a nuvem-funil pode durar alguns minutos, principalmente, quando não toca o solo, e perde a configuração do formato de funil após alguns minutos. No entanto, a formação pode causar vendavais em suas imediações e é um fenômeno considerado comum de ser registrado no período chuvoso.
Considerando a gravação, o Incaper destacou que é observado que a nuvem-funil perde sua configuração depois de alguns minutos, confirmando que não toca o solo, não configurando um tornado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta