Molhado. Chuvoso. Essa é a previsão do tempo para todo o Espírito Santo nas últimas horas de 2024 e nas primeiras de 2025, conforme indicam as projeções de empresas e institutos de meteorologia nesta terça-feira (31).
Segundo a Climatempo, empresa de meteorologia, há possibilidade de chuva em todo o território capixaba, acompanhada de raios e ventos. As condições de umidade e calor favorecem a ocorrência de temporais à tarde e à noite, que podem ser de forte intensidade e causar transtornos à população.
No entanto, a previsão para o dia 31 de dezembro gera maior expectativa, já que a principal dúvida é se vai chover antes e depois da meia-noite, durante a virada para o novo ano.
Para esclarecer o risco de chuva nesse período, a Climatempo elaborou um mapa representando a probabilidade de precipitação entre 20h de 31/12/2024 e 3h de 1/1/2025, horário de Brasília. Tons de azul mais escuros indicam alto risco de chuva, enquanto as áreas em cinza claro apresentam baixa probabilidade. No entanto, a previsão aponta para chuva em todo o Espírito Santo durante a virada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, com grau de severidade de perigo, para a ocorrência de tempestades em cidades capixabas. O aviso é válido a partir das 9h34 desta terça-feira (31) até as 10h de quarta-feira (1º), feriado de Confraternização Universal.
Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, queda de granizo e risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos nas seguintes cidades do Espírito Santo:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que o tempo permanece instável em grande parte do território capixaba nesta terça-feira (31). “O sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos do dia nas regiões Norte, Noroeste, Sul e Serrana. Nesses locais, a partir da tarde, a chuva ocorre em forma de pancadas. Na região Nordeste, o sol aparece entre nuvens, com chuva no início e no final do dia. O trecho litorâneo da Região Sul e a Grande Vitória apresentam variação de nebulosidade ao longo do dia, mas sem previsão de chuva”, informou o órgão.
- Na Grande Vitória, variação de nuvens ao longo do dia, mas não há previsão de chuva. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 31 °C.
- Na Região Sul do Espírito Santo, a previsão é de sol entre algumas nuvens com pancadas isoladas de chuva. Variação de nuvens e não há previsão de chuva no trecho litorâneo da região. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 32 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 28 °C.
- Na Região Serrana, sol entre algumas nuvens com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 27 °C.
- Na Região Norte, sol entre algumas nuvens com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 31 °C.
- Na Região Noroeste, sol entre algumas nuvens com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 32 °C.
Na quarta-feira (1º), feriado de Confraternização Universal, o Incaper prevê “sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde nas regiões Norte, Noroeste, Sul e Serrana”. De acordo com o órgão, haverá variação de nuvens ao longo do dia, sem previsão de chuva na região Nordeste. Na Grande Vitória e no litoral da região Sul, o sol aparece entre nuvens, com chuva passageira à noite. As temperaturas tendem a diminuir em todas as regiões.
- Na Grande Vitória, sol entre nuvens e chuva passageira à noite. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 29 °C. Vitória: mínima de 24 °C e máxima de 29 °C.
- Na Região Sul, previsão de sol entre nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. No trecho litorâneo, chove de forma passageira à noite. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 28 °C.
- Na Região Serrana, sol entre algumas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 27 °C.
- Na Região Norte, sol entre algumas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 30 °C.
- Na Região Noroeste, sol entre algumas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 30 °C.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou nesta terça-feira (31) que é "moderada" a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em todo o Estado do Espírito Santo. Eventos hidrológicos são fenômenos relacionados à água que podem causar danos às populações, como cheias e secas, sendo intensificados por ações humanas e mudanças climáticas.
Segundo o Cemaden, para todo o Estado, há previsão de “continuidade da chuva com intensidade moderada a forte no decorrer do dia, associada ao elevado índice de umidade no solo e aos acumulados de precipitação registrados nos últimos dias. Estes eventos podem estar acompanhados de pancadas fortes, com acumulados pontualmente altos. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais de córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas. Ressalta-se que, em caso de possíveis ocorrências, o número de pessoas afetadas pode ser abrangente, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo”, explicou.
O Cemaden também emitiu um alerta de risco hidrológico “moderado” para a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa em todo o Espírito Santo, “devido à previsão de chuva moderada ao longo do dia, que pode alcançar volumes elevados pontualmente. Neste cenário, há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas, e eventuais quedas de barreiras às margens de rodovias”.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta