A chuva não deve dar trégua no Espírito Santo. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, esta terça-feira (24), véspera de Natal, será marcada por tempo instável em boa parte do Sudeste, com sequência de dias chuvosos nos Estados da região.
No Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais há previsão de tempestades (temporal + chuva volumosa) — áreas em roxo no mapa abaixo. Regiões marcadas em vermelho têm risco de temporais. Segundo a Climatempo, este cenário é resultado da atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) somada a outros sistemas meteorológicos que estão intensificando os volumes de chuva.
A previsão indica acumulados significativos até o próximo final da semana, com riscos de temporais e impactos em diversas áreas. Segundo a Climatempo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro concentram os alertas mais críticos para chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) considera moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no Espírito Santo. Não são descartadas as possibilidades de enxurradas, inundações pontuais de córregos canalizados e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, principalmente em locais densamente ocupados e com alta impermeabilização do solo.
A chuva seguirá presente ao longo da semana em toda a região Sudeste. Segundo os mapas de acumulados previstos, os volumes deverão ultrapassar os 80 mm em muitas áreas. Algumas regiões, principalmente no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, podem registrar acumulados superiores a 100 mm. [Veja aqui como se mede chuva]
Os maiores acumulados de chuva em 24 horas (das 6h de segunda às 6h de terça) registrados nos municípios que possuem estação meteorológica do Cemaden foram:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta