> >
Vitória é 2ª cidade onde mais choveu e ES tem alertas de mais chuva

Vitória é 2ª cidade onde mais choveu e ES tem alertas de mais chuva

Previsão é de grandes acumulados de chuva até o próximo domingo (20). Dez municípios correm risco de alagamentos e dois de deslizamentos

Publicado em 16 de novembro de 2022 às 22:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Chuva deixa ruas alagadas em Vila Velha
Chuva deixa ruas alagadas em Vila Velha. (Ricardo Medeiros)
Maria Fernanda Conti
[email protected]

O município de Vitória foi o segundo do Espírito Santo que mais registrou acumulados de chuvas nesta quarta-feira (16) em um período de 24 horas, conforme um boletim da Defesa Civil Estadual. E a previsão é de ainda mais instabilidade até o próximo domingo (20), com riscos, inclusive, de deslizamento em Afonso Cláudio, na região Serrana, e Guaçuí, no Sul. 

Em boletim divulgado na noite desta quarta-feira, o órgão informa que a cidade onde mais choveu em 24 horas foi Conceição da Barra, na Região Norte do Estado, que registrou um acumulado de 93.8 milímetros. Em seguida, aparecem Vitória, com 93.38 mm, e Itapemirim, na Região Sul, com 90.4 mm.

Além disso, pelo menos dez locais correm riscos de alagamentos nos próximos dias: Afonso Claudio, Vitória, Vila Velha, Serra, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

Novos alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais dois alertas de chuva forte e de grande acumulado de chuva nesta quarta-feira (16) para o Espírito Santo. O tempo instável no Estado decorre da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e deve durar até o próximo domingo (20).

Segundo o Inmet, o aviso amarelo, de perigo potencial para chuva intensa, vale até as 10h desta quinta-feira (17) e compreende todas as cidades capixabas. Nessas localidades, pode chover entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos ficam entre 40 e 60 km/h, mas o risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Com a chuva que já atingiu o Estado, somada com as novas pancadas previstas para as próximas horas, o Inmet classificou parte do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, com o alerta laranja, de perigo para grande acumulado de chuva. O aviso também é valido até a manhã de quinta-feira (17).

Estragos

As fortes chuvas que atingiram o Estado desde a noite da última terça-feira (15) causaram estragos em diferentes regiões. Apenas na região Sul, houve registros em Mimoso do Sul, Marataízes e Guaçuí. Entre as ocorrências, estão rompimento de adutora, além da queda de barreiras e de muros. Já na região Noroeste, uma árvore atingiu um ônibus escolar em movimento em Barra de São Francisco.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais